sábado, 21 de fevereiro de 2015

[Opinião Literária] Nómada - Stephanie Meyer

Título: Nómada
Autor: Stephanie Meyer
Número de páginas: 620

Sinopse:
"Melanie Stryder refuses to fade away. The earth has been invaded by a species that take over the minds of human hosts while leaving their bodies intact. Wanderer, the invading "soul" who has been given Melanie's body, didn't expect to find its former tenant refusing to relinquish possession of her mind.
As Melanie fills Wanderer's thoughts with visions of Jared, a human who still lives in hiding, Wanderer begins to yearn for a man she's never met. Reluctant allies, Wanderer and Melanie set off to search for the man they both love." (mais em Goodreads)

“It's not the face, but the expressions on it. 
It's not the voice, but what you say. It's not how you look in that body, but the thing you do with it. You are beautiful.” 

Opinião Literária:
Este livro tinha todo um cenário para me afastar dele e não o desejar ler - aliens dentro de humanos, Terra dominada, almas que caminham? Não, obrigada. Contudo, posso dizer que este livro mereceu as 4 estrelas que lhe dei e foi surpreendemente bom. Apesar de demorar a entrar na história, não foi em parte alguma aborrecido, pelo contrário; devorei o livro rapidamente, a escrita é deliciosa e, apesar do livro ser enorme, o tamanho da fonte é relativamente grande, o que faz com que a leitura flua mais naturalmente. Sem contar com o facto de que os capítulos são pequenos! Estes pequenos pormenores ajudam a que o leitor leia sem se aperceber da quantidade de folhas e sem ter de prestar muita atenção ao fio condutor.
Apesar de cair em alguns clichés (aviões todos xpto, aquela ideia de rebelião), a ideia geral até é bastante inovadora: não são aliens 'físicos' mas sim uns seres um pouco parecidos com bactérias que entram no corpo das personagens, a ideia  de que o amor não tem qualquer tipo de fronteiras (mesmo estas sendo entre galáxias!) e que nem tudo o que é exterior ao nosso campo de conhecimento é necessariamente mau.
Sem querer alongar muito mais esta opinião, é um livro mediano - não é brilhante nem traz nada de extraordinário mas também não é medíocre pois tem vários detalhes que fazem deste um livro com certa qualidade: a descrição dos espaços, alguns pormenores interessantes, a própria estrutura... Penso que o seu maior erro estará então na descrição de algumas personagens que deixou um pouco a desejar.

“Perhaps there could be no joy on this planet without an equal weight of pain to balance it out on some unknown scale.” 

3 comentários:

  1. Olá,
    Eu adoro este livro. Embora acho que as primeiras 200 páginas são aborrecidas mas gostei muito da história.
    Curioso é que eu, antes de o ler, também achava que não ia gostar e que a história não me ia envolver mas acabei por o adorar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. As primeiras cento e tal páginas foram muito aborrecidas e por pouco não o pus de lado. Mas depois para minha agradável surpresa a coisa aqueceu e não o consegui largar, daí ter dado 5 estrelas ao livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola :) É verdade, acho que é um livro muito bom,apenas temos de acostumar-nos!

      Eliminar